Apesar de inicialmente parecer difícil, é possível conciliar os períodos de férias com a busca por um sono de qualidade.
Com as festas de final de ano, é chegado também o período de descanso de parte dos brasileiros. Nisso, qualquer rotina do sono ou hábitos saudáveis conquistados ao longo de meses de trabalho podem ser deixados de lado.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para quem quer entender como regular o sono depois das férias e para aquelas e aqueles que, mesmo em viagens e nos momentos de lazer, desejam ter como prioridade a busca por um dormir com mais qualidade.
Férias x dormir bem: é possível conciliar?
Assim como durante as comemorações de final de ano, é comum que as férias tragam vários questionamentos sobre como regular o sono mesmo com a falta de rotina.
Como nós já comentamos diversas vezes, dormir bem é um passo fundamental para uma vida mais equilibrada e com qualidade, para a boa memorização e aprendizado, para o bom humor e, como se não bastasse, para evitar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, e até o câncer.
Além disso, recuperar o sono perdido leva mais tempo do que poderíamos imaginar, o que nos mostra que momentos de diversão sem hora para acabar podem prejudicar (e muito!) o nosso bem-estar a longo prazo.
Por isso, é importante observar seus hábitos de sono mesmo nesse, que é um momento marcado pela liberdade de horários e de obrigações. Isso porque os impactos de um dormir desregulado, mesmo que por 30 dias ou menos, podem ser grandes para a sua saúde e bem-estar. Além disso, não ter uma rotina por esse período ainda pode desregular e dificultar a “volta para casa” e para a “vida normal”.
Dessa forma, entender como manter um ponto de equilíbrio entre atividades fora das habituais e a busca por um sono de qualidade é fundamental para conseguir aproveitar o descanso sem precisar lidar com consequências mais graves no futuro.

VOLTAR DAS FÉRIAS NÃO PRECISA SER TÃO DIFÍCIL! É POSSÍVEL EQUILIBRAR OS MOMENTOS DE DIVERSÃO COM UM SONO DE QUALIDADE.
Dicas para viagem
Não existe segredo para descobrir como dormir bem em uma viagem, uma vez que sabemos que fatores como estresse (especialmente em viagens com crianças) e alimentação podem influenciar na qualidade do sono. Porém, seguir algumas dicas podem te ajudar a acordar disposto e descansado para curtir o dia de passeios e novas aventuras.
Entender o chamado “ponto médio” e tentar mantê-lo ao longo das férias é fundamental. Além disso, tente manter pelo menos 6 horas de sono diárias e, especialmente, não compense um deitar mais tarde com um despertar próximo do meio-dia, apesar desse parecer ser um cálculo bastante lógico, a técnica é pouquíssimo efetiva e pode te deixar ainda mais cansado no dia seguinte.
Em casos de festas e outras interações que acabam durando até a madrugada, o recomendado é que você procure acordar em um horário próximo ao habitual e tire um cochilo breve durante a tarde.
Além disso, tente manter uma rotina simples de exercícios (especialmente se a intenção da sua viagem for a gastronomia), fique de olho no que você come durante a noite, não ingira cafeína depois do almoço e deixe os aparelhos celulares e as redes sociais de lado pelo menos 1 hora antes de dormir.

Fuso horário e Jet lag
Para aquelas e aqueles que já voltaram de férias, especialmente as que têm como destino lugares com fuso horário diferente, e estão com dificuldade de voltar à rotina, existem algumas dicas e técnicas que podem auxiliar nesse período de readaptação.
Mas, antes de entrar nas dicas para quem voltou para casa e não sabe bem como regular o sono antes de retornar ao trabalho, faculdade ou colégio, precisamos entender melhor o que são fusos horários e o que é jet lag.
Apesar de serem temas que não afetam tanto quem decidiu passar as férias em território brasileiro, é bastante comum que esses termos causem dúvida em viajantes principiantes ou pessoas que estão planejando uma temporada no exterior.
Fuso horário é o espaçamento de tempo que acontece devido à distância da Terra, bem como pela rotação do planeta. Isso define, então, a diferença de horário de um lugar para o outro. Por causa disso, pessoas que têm como destino lugares com uma diferença de horário grande passam por uma espécie de descompasso entre o relógio biológico e o relógio do destino.
Esse fenômeno torna a tentativa de dormir bem (pelo menos nos primeiros dias) ou manter um equilíbrio com a rotina do sono habitual um tanto mais complicada. E, para piorar, ainda pode causar cansaço excessivo, falta de apetite e mau humor.

JET LAG É UM FENÔMENO QUE AFETA PESSOAS QUE VIAJAM PARA LOCAIS COM FUSO HORÁRIO DIFERENTE DO SEU HABITUAL.
Por isso, antes de pegar o avião, escolha com cautela os horários das passagens, preferindo viagens com chegada prevista para a noite. Nos dias que antecedem a partida, ajuste seus relógios para horário do local de destino, começando, assim, a condicionar o seu cérebro para essa nova rotina.
Durante voos noturnos, controle a quantidade de luz a que é exposto. Organizar os horários das refeições é peça-fundamental para tentar regular o seu relógio biológico com o horário local.
Da mesma forma, preste atenção nessas questões quando estiver voltando para casa. Apesar de bastante desafiador, é possível evitar maiores transtornos de adaptação com alguns ajustes simples.
Volta para casa: como regular o sono?
Como dissemos anteriormente, não existe um segredo ou resposta fácil para essa pergunta. Voltar aos hábitos comuns depois de alguns dias de descanso e com mais liberdade sempre irá demandar alguns dias de ajustes.
Por isso, a primeira coisa em que você deve focar é na regulação do seu sono. Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário pode assegurar a qualidade do sono e melhorar a sua quantidade, garantindo que você obtenha o descanso necessário para cumprir com as obrigações do dia.
Além disso, permanecer dormindo em horários muito diferentes, como costumamos fazer nas férias, pode confundir nosso relógio biológico, fazendo com que o sono apareça em horários pouco oportunos. Lançar mão de chás e alimentos mais calmantes pode te ajudar em casos de dificuldade.

NA VOLTA PARA CASA, RESTABELEÇA UMA ROTINA DO SONO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SEU SONO.
Lembre-se: é normal precisar de um tempo de adaptação ou readaptação, por isso, tenha o dormir bem como prioridade e evite distrações ou estímulos no período noturno.
E, para evitar maiores perturbações depois da sua próxima viagem, busque equilibrar a diversão dos dias de descanso com uma rotina mais saudável e benéfica para o seu bem-estar a longo prazo.
É possível ter férias tranquilas e sem tantos cronogramas e, ainda assim, dar prioridade ao sono. Para isso, invista em uma rotina de autocuidado que seja leve e prazerosa, sempre colocando a sua saúde em primeiro lugar, mas sem abdicar dos momentos de lazer e descontração.
Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais dicas da Noomana para uma vida com mais qualidade? Aproveite para preencher o formulário abaixo e receber nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.