O jet lag é uma descompensação entre o relógio biológico e o relógio do local onde o viajante está, podendo causar sintomas como insônia, fadiga e enjôos.
Se você já fez uma longa viagem de avião, deve ter experienciado muita fadiga, indisposição e até mesmo insônia ao chegar no destino. Mas porque isso acontece? E como lidar com essa situação de maneira que ela não atrapalhe seu passeio e também sua saúde?
Neste post, explicamos o que é jet lag e como ele afeta seu organismo. Além disso, apresentamos algumas dicas práticas que podem ajudar a minimizar os efeitos da dissincronose. Boa leitura!
O que é jet lag?
O jet lag é uma dessincronização entre o seu relógio biológico e o relógio do local da sua viagem. Ele é causado pela mudança brusca de fuso horário, já que a alta velocidade do avião atravessa diversas regiões em um curto período de tempo. Em termos médicos, o jet lag é definido como “dissincronose”.
A descompensação horária do jet lag é facilmente percebida pelo corpo porque nossa fisiologia é organizada dentro de um ciclo de 24 horas, chamado de ciclo circadiano do sono ou ciclo sono-vigília. E todo esse ritmo natural é pautado na sua rotina.
É por isso que, ao rompermos com nosso ciclo habitual, o corpo inevitavelmente sente os impactos, porque ele acaba sofrendo com um transtorno do sono vigília e precisa se adaptar a um novo ritmo biológico. E essa adaptação leva tempo.

O CORPO HUMANO NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR IMEDIATAMENTE A MUDANÇA BRUSCA DE FUSO HORÁRIO EM VIAGENS, O QUE RESULTA EM FADIGA, INSÔNIA E OUTROS SINTOMAS.
Por que viajantes sofrem com o jet lag?
Viajantes sofrem com o jet lag justamente porque há uma ruptura abrupta do padrão habitual de sono. Afinal, ao aterrissar no local da viagem, é provável que os picos de cansaço e energia estejam trocados. Em outras palavras, quando a pessoa estiver com muito sono será dia, e quando ela estiver alerta, madrugada.
Mesmo com medidas de contenção, essa mudança vai pegar seu corpo de surpresa e isso reflete na sua disposição ao longo do dia. Nesse sentido, é bastante comum que viajantes se sintam cansados nos primeiros momentos da viagem, enquanto o organismo ainda não se acostumou com os novos padrões.
E este também é um ponto importante: o seu corpo vai naturalmente se habituar aos novos horários, mas esse processo demanda tempo. E é durante esse período de adaptação que os viajantes vão sentir os efeitos da dissincronose.
Efeitos do jet lag no organismo
Os sintomas mais comuns do jet lag são a sonolência excessiva durante o dia e insônia à noite, já que o corpo ainda está “funcionando” no fuso horário antigo. Essas sensações são mais acentuadas conforme a diferença de horários for maior.
Como o corpo passa por um processo de privação de sono noturno, isso pode acarretar em outros problemas como dificuldade na digestão, enjôos, dores corporais, enxaqueca, aumento da irritabilidade e outras alterações de humor.
Dormir pouco também pode afetar as capacidades cognitivas e motoras e, por esse motivo, não é recomendável que pessoas que acabaram de aterrissar após uma longa viagem dirijam quaisquer tipos de veículos.

APÓS UMA LONGA VIAGEM DE AVIÃO, EVITE DIRIGIR, JÁ QUE O JET LAG PODE CAUSAR MUITA SONOLÊNCIA!
Como diminuir os efeitos do jet lag?
Antes de mais nada, é importante frisar que a maior parte das táticas para driblar o jet lag vão depender do funcionamento do seu organismo. Até porque enquanto algumas pessoas têm facilidade em adormecer no avião, outras ficam despertas horas a fio.
Portanto, se você ainda não encontrou as soluções ideais de como melhorar o jet lag, continue fazendo testes conforme novas oportunidades de viagem surgirem.
Escolha os horários da passagem com cautela
Essa dica é indicada especialmente para quem vai atravessar o globo. Se você está no Brasil e vai viajar ao Japão, por exemplo, vale a pena verificar a previsão de chegada dos voos e escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Para quem adormece com facilidade no avião, o ideal é optar por voos com chegada prevista para o período da manhã. Isso porque, ao aterrissar, você terá o dia todo para gastar sua energia e deixar o corpo cansado à noite, o que pode facilitar o adormecimento.
De maneira contrária, se você sente muita dificuldade em dormir no avião, prefira viagens com chegada prevista para a noite. Dessa forma, seu corpo estará cansado ao chegar e você vai precisar descansar, independentemente da mudança brusca de fuso horário.
Deixe tudo pronto com antecedência
Antecipar possíveis contratempos e evitar dores de cabeça é uma das melhores formas de assegurar que você embarque sem maiores preocupações. Deixe a mala preparada, retire da geladeira os alimentos que podem estragar, tire todos os eletrônicos da tomada e faça uma vistoria geral da casa, para verificar se tudo está nos conformes.
Atenuar as preocupações cotidianas é muito importante para que você adormeça com facilidade, permitindo que sua mente desacelere e, de fato, descanse durante a viagem.

DEIXAR TODAS AS PENDÊNCIAS RESOLVIDAS ANTES DE VIAJAR TE AJUDA A DORMIR COM MAIS TRANQUILIDADE.
Comece a adaptação antes mesmo de embarcar
Uma das alternativas para evitar sintomas extremos de jet lag é tentar adaptar o seu corpo aos novos horários antes mesmo de viajar. Essa adaptação vai variar de acordo com o local de destino, exigindo que você durma mais cedo ou mais tarde que o normal.
Como nosso ciclo circadiano é baseado em uma rotina, estabelecer esses novos horários de antemão pode minimizar os impactos causados pela dissincronose.
Ajuste seu relógio para o local de destino
Ao entrar no avião, é interessante ajustar seu relógio para o horário do local de destino. Dessa forma, você consegue monitorar melhor o decorrer da viagem, além de começar a condicionar seu cérebro para a nova rotina.
No avião, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas
Se você pretende descansar no avião, o ideal é evitar ao máximo alimentos estimulantes e que sobrecarregam o sistema digestivo. E isso é especialmente importante quando falamos de bebidas alcoólicas, já que elas suprimem o sono REM e não permitem que o seu corpo descanse de fato. Ou seja, ao beber no vôo, é muito mais provável que você chegue ao local de destino com uma maior sensação de cansaço e indisposição.
Priorizar alimentos saudáveis e ricos em nutrientes também é o ideal, já que refeições pesadas demandam mais energia para a digestão completa e podem até mesmo causar desconforto no estômago, dificultando o adormecer.
Dica extra: se você estiver em voos extremamente longos, de 30 horas ou mais, por exemplo, tente fazer as refeições de acordo com os horários do seu destino, mesmo que eles sejam bastante divergentes do “horário real”. Dessa forma, você começa a acostumar seu corpo aos novos padrões para as refeições, já que a falta de apetite durante o dia e fome durante a noite também podem acontecer se a diferença de fusos for muito extrema.
Levante-se e caminhe!
Quando você estiver no avião, é importante levantar-se e caminhar para ativar a circulação sanguínea. Por isso, de tempos em tempos, vá ao banheiro e caminhe um pouco.
Se você sofre com dores corporais como desconforto nas costas, movimentar-se é indispensável! Afinal, você não quer chegar de viagem desconfortável e sem energia, não é mesmo?

NO AVIÃO, É IMPORTANTE CAMINHAR PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E EVITAR POSSÍVEIS DESCONFORTOS.
Tome muita água!
A atmosfera do avião é bastante seca e não é difícil se desidratar. Portanto, tenha sempre uma garrafinha de água em mãos e beba durante todo o voo.
Mantenha a higiene do sono, mesmo viajando
Se você estabeleceu uma rotina saudável de sono onde você mora, é interessante mantê-la durante a viagem. Dessa forma, seu cérebro identifica mais rapidamente os padrões de descanso normal e você será capaz de dormir e acordar nos horários ideais.
Para dicas sobre higiene do sono, confira nosso post exclusivo:

DORMIR BEM
O que é higiene do sono e por que ela te ajuda a dormir melhor
Invista nos produtos Sono Fácil da Noomana
A Noomana possui dois produtos específicos que podem te ajudar com os sintomas de jet lag: o Spray de travesseiro Sono Fácil e o Blend de óleos naturais Sono Fácil. Ambos foram formulados com ingredientes bioativos com propriedades relaxantes e indutoras do sono comprovadas cientificamente.
Durante a viagem, se você está com dificuldades para adormecer, experimente borrifar o spray em seu travesseiro ou aplicar o blend de óleos na pele. Nossos ingredientes tecnológicos vão te auxiliar no processo de adaptação e garantir um descanso pleno durante seu passeio!
Agora que você já sabe o significado de jet lag e como atenuar seus efeitos em viagens muito longas, aproveite para conhecer toda a linha de produtos da Noomana, para potencializar a qualidade do sono e de vida. Basta clicar no banner abaixo:
