Música ajuda a dormir? Saiba mais sobre

A música possui efeitos neurológicos e fisiológicos que indicam sua eficácia contra a perda do sono, mas ouvir o pop do momento antes de dormir provavelmente não é a melhor opção.

Não é muito difícil que pessoas que sofrem de insônia ou possuem dificuldade para adormecer procurem recursos alternativos para auxiliar nos momentos de relaxamentos. Dentre eles, destacam-se as técnicas para higiene do sono, como uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e evitar o uso de aparelhos eletrônicos na cama.

Mas, para além disso, você sabia que a música ajuda a dormir? Melodias específicas, mais calmas e lentas, atuam no sistema nervoso parassimpático, que é responsável por respostas em situações de calma e repouso. Como efeito, elas auxiliam no relaxamento e melhoram as suas chances de um obter um adormecer tranquilo e agradável.

Pensando nisso e ainda tendo em vista que a música está muito presente no cotidiano de grande parte da população, compilamos uma série de informações e dicas sobre como integrar os benefícios do recurso em um repouso sustentável. Além disso, vamos falar um pouco sobre a música mais relaxante do mundo! Ficou curioso? Continue no texto para entender mais sobre o assunto!

Não existe fórmula mágica!

Sempre que possível, apontamos que o grande objetivo dos textos publicados no blog da Noomana é, para além de trazer informações de qualidade sobre sono, te ajudar a conquistar um “dormir” com qualidade e pela quantidade de tempo ideal.

E, mais do que garantir uma única noite boa, entendemos que dormir bem é um processo que depende de uma rotina, e esse precisa ser o ponto de partida na busca por uma vida balanceada e com bem-estar.

Assim, diferentemente do que muitas vezes encontramos por aí, não existe uma fórmula mágica que vai garantir que você acorde bem-disposto todas as manhãs. Porém, existem alternativas que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada noite relaxante.

Como a meditação, a música também entra na categoria de práticas que, atreladas à escolha de priorizar o sono, podem te ajudar a conquistar um dormir com mais qualidade.

ASSIM COMO A MEDITAÇÃO, ESCUTAR MÚSICA PARA RELAXAR E DORMIR PODE SER UM DOS CAMINHOS PARA UMA ROTINA DE SONO IDEAL.

Como a música pode te ajudar a dormir melhor?

Não é incomum encontrar a música como um recurso utilizado no tratamento de ansiedade, como forma de regular o humor, para diminuir pensamentos negativos ou mesmo para ajudar a amenizar os efeitos de dores físicas. Porém, estudos comprovam que ela também possui efeitos neurológicos e fisiológicos que podem ser indicativos de sua eficácia contra a perda do sono.

Em uma pesquisa realizada em Singapura, por exemplo, foi constatado que ouvir música é uma intervenção eficaz para melhorar o sono de idosos. Já outra análise confirmou que, praticado diariamente, esse recurso é eficiente na busca por um dormir com mais qualidade.

O que ouvir?

Apesar disso, é importante ter em mente que a finalidade desejada pode e deve influenciar na hora da escolha do gênero ou artista, dado que é provável que músicas mais lentas sejam as mais adequadas na hora de induzir o sono. Segundo a ONG estadunidense Sleep Foundation, a velocidade mais recomendada para um adormecer tranquilo seria entre 60 e 80 batidas por minuto (bpm).

Além disso, a preferência pessoal deve ser fator decisivo no momento de escolher o que ouvir antes de dormir, uma vez que elas afetam a experiência de escuta, o que pode alterar as respostas neurológicas a essa prática.

Assim, mais do que só ouvir música antes de dormir, é importante que você procure canções e playlists que, também levando em consideração o seu gosto, ajudem a relaxar. Isso porque o pop (e suas versões instrumentais), por exemplo, é capaz de gerar imagens involuntárias, fazendo com que o cérebro processe suas melodias mesmo quando estamos adormecidos.

PARA DORMIR MELHOR, ESCOLHA MÚSICAS RELAXANTES E QUE NÃO GEREM IMAGENS INVOLUNTÁRIAS NO CÉREBRO.

E, caso as canções não gerem o efeito esperado, ruídos brancos e sons ambientes — como o barulho da chuva, de lareira e até de ventilador — também podem ser bons aliados na hora de induzir o sono. Isso acontece porque, ao ouvi-los, o cérebro não os entende como uma ameaça ao estado de tranquilidade, permitindo que o corpo relaxe e crie uma conexão com elementos que remetem à natureza.

Além disso, recomendamos aos curiosos que conheçam a terapia binaural de batimento. Ainda considerado um tratamento semi-experimental, ele consiste na utilização de padrões de frequência diferentes para a obtenção de benefícios como a melhora da criatividade e da concentração, além de alterações positivas no ciclo do sono.

A música mais relaxante do mundo e outras alternativas

Um artigo publicado na GQ elegeu a faixa Weightless, do grupo britânico Marconi Union, como a música mais relaxante do mundo. A canção foi produzida com o auxílio de terapeutas visando exatamente ajudar no controle da pressão arterial e a diminuir os níveis de cortisol.

Ficou com vontade de testar seu poder de relaxamento? Você pode encontrá-la facilmente no YouTube ou plataformas de música (inclusive em versões que repetem o som por mais de 10 horas!)

Além dela, existem playlists para dormir que agradam aos mais variados gostos. Mas, na hora de testar, fique atento aos sinais do seu corpo e cérebro. Assim, você evita que esse recurso te deixe mais inquieto e torne a sua noite mais agitada.

Playlist da Noomana

E então, você está pronto para colocar o fone de ouvido e usar a música como recurso na busca por um sono de qualidade? Então não deixe de conferir a nossa playlist para dormir tranquilo.

Além disso, aqui no blog da Noomana você pode acompanhar conteúdos sobre o tema, com dicas e informações para potencializar seu bem-estar e garantir uma noite relaxante. Para acompanhar novas publicações e ficar por dentro das novidades da marca, preencha o formulário abaixo e assine a nossa newsletter:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!